Património, sempre uma descoberta...

Nos dias 21 e 23 de Outubro cerca de 250 alunos do Agrupamento de Escolas EB 2/3 D. Sancho II de Alijó, visitaram os arqueossítios do Concelho de Alijó. A visita de dia 21 contou com a participação dos alunos das turmas de 10º/11º e 12º anos, que suscitou um interesse extra na medida em que alguns alunos tiveram a oportunidade de experimentar pela primeira vez o meio de transporte ferroviário, deste a Estação Ferroviária do Tua até à Estação do Pinhão. A visita técnica e pedagógica guiada em busca do passado iniciou-se em São Mamede de Ribatua, junto ao Pelourinho e antiga casa/sede camarária concelhia, onde houve espaço para uma explicação mais alongada sobre o significado destes monumentos, seguindo-se a visita à Via Romana e Igreja Matriz de São Mamede de Ribatua. Os alunos aí tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos aspetos mais relevantes do período em questão e da história de arte inserida no estilo barroco/neoclássico, no caso específico da igreja matriz. Da parte da tarde ainda houve espaço para os alunos conhecerem a Quinta de São Jorge, localizada na Freguesia de Favaios.

Já no dia 23 de Outubro a visita foi destinada às turmas de 5º e 7º anos. Começou bem cedo e estendeu-se manhã adentro. Iniciou-se no Castro do Pópulo/São Marcos/Touca Rota, cronologicamente enquadrado no período da Proto-História, seguido pelo Monumento Megalítico da Anta da Fonte Coberta, da Pré-História Recente e que fica situado na Aldeia da Chã. Os autocarros da frota municipal de Alijó esperavam já os alunos quando por volta das 16h:40m, se deu por terminada a visita, partindo-se desta forma em direção à Vila de Alijó.

Galeria de Imagens: http://www.cm-alijo.pt/noticia/524