Município promove Património Arqueológico via Visitas Guiadas

No dia 3 de Novembro, cerca de 45 alunos do 7.º ano de escolaridade oriundos do Agrupamento de Escolas do Morgado de Mateus - Vila Real, deslocaram-se em visita a dois sítios arqueológicos do concelho de Alijó.

A visita guiada decorreu da parte da tarde e iniciou-se no Monumento Megalítico da Anta da Fonte Coberta, pertencente à freguesia de Vila Chã e classificada como Monumento Nacional desde 1910. Esta anta ou dólmen de corredor curto (ou de tipo vestibular) que se enquadra cronologicamente no período do Neolítico, uma vez mais cativou os alunos pelo interesse para o estudo da presença pré-histórica recente no território concelhio. E a chuva, que deu tréguas durante toda a tarde, tornou a visita ainda mais aliciante dado que a mesma exigiu, de seguida, uma caminhada de cerca de 3 Km em direção às Gravuras Rupestres da Botelhinha situadas na freguesia de Pegarinhos.

Com o propósito de conhecer o Santuário de Arte Rupestre localizado num esporão da Serra da Botelhinha, a visita prosseguiu assim e o espanto era visível na cara de muitos alunos que, com o pôr-do-sol repleto de luz rasante, conseguiram identificar imediatamente os diversos tipos de motivos gravados por entre os cinco afloramentos graníticos constituintes deste arqueossítio.

O Município de Alijó vai continuar a realizar visitas técnicas e pedagógicas guiadas, vocacionadas para a perceção e sensibilização face ao património histórico/arqueológico local, dotado de uma rede de percursos devidamente sinalizados. O objetivo que se pretende alcançar através deste tipo de iniciativas é simples: perseverar na proteção, divulgação e valorização do rico e vasto património que se encontra exumado no concelho de Alijó.

Galeria de Imagens: http://www.cm-alijo.pt/noticia/660