página inicial | mapa do site
ff
Página Oficial - IGESPAR
Contactos - CMA
arqueologia@cm-alijo.pt
Roteiros - Google Earth
Arquivo de Notícias
Comemoração do Dia Europeu de Arte Rupestre

No âmbito da Comemoração do dia Europeu da Arte Rupestre, os Municípios de Carrazeda de Ansiães e de Alijó organizaram, no dia 20 de Outubro, um passeio pedestre que contemplou a visita a dois dos mais emblemáticos locais com pinturas rupestres de cada um dos concelhos.
Nomeadamente as Pinturas Rupestres do Cachão da Rapa, em Carrazeda de Ansiães, e Abrigo Rupestre de Pala Pinta, em Alijó, estes revestem-se de uma importância muito significativa no âmbito da arte esquemática do período Neolítico/Calcolítico pela singularidade no panorama nacional e internacional.

Na Associação Cultural e Recreativa de Linhares foi feita uma apresentação e contextualização dos núcleos de arte rupestre a visitar. O percurso iniciou-se neste local em direção à Fraga das Ferraduras de Ribalonga e de seguida as Pinturas Rupestres do Cachão da Rapa, após a visitação deste local o percurso seguiu em direção a Foz Tua, tendo terminado nas instalações do Atlético Clube do Tua.

Da parte da tarde os participantes seguiram de autocarro rumo a Alijó e na freguesia de Carlão iniciaram mais uma caminhada em direção ao Abrigo Rupestre de Pala Pinta, local em que foi possível assistir a uma apresentação e contextualização do sítio arqueológico.

O Passeio Pedestre Intermunicipal Carrazeda de Ansiães/Alijó, teve uma grande adesão de participantes oriundos de diversos locais, bem como a colaboração de diversas entidades, como foram o caso da Junta de Freguesia de Linhares, da União de Freguesias de Carlão e Amieiro, do Atlético Clube do Tua, da Associação Cultural e Recreativa de Linhares e dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães, essenciais para a organização e desfecho muito satisfatório do passeio pedestre.

Galeria de Imagens

Fonte: Município de Carrazeda de Ansiães.

|Topo|Página Inicial|

------------------