página inicial | mapa do site
ff
Página Oficial - IGESPAR
Contactos - CMA
arqueologia@cm-alijo.pt
Roteiros - Google Earth
Arquivo de Notícias
Abrigo Rupestre da Pala Pinta classificado como SIP

O Abrigo Rupestre da Pala Pinta foi classificado como Sítio de Interesse Público pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Fruto de um longo processo que data de 1986, altura em que foi elaborada a primeira proposta de classificação, este abrigo rupestre manteve-se durante décadas em vias de classificação. Só mais tarde, no ano de 2010 é que viu o seu procedimento prorrogado, pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30 de Dezembro, consequência de um novo pedido de apreciação e avaliação do arqueossítio, por parte do Município de Alijó.

O abrigo rupestre da Pala Pinta, em pleno vale do Tua, constitui um dos exemplos mais notáveis de abrigos com pintura esquemática existentes nesta região transmontana, presumivelmente datável do período do Calcolítico.

Diário da República: http://dre.pt/pdf2sdip/2014/02/030000000/0426504265.pdf

Fonte: O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Alijó.

|Topo|Página Inicial|

------------------