Visita da Associação dos Amigos dos Castelos

No dia 02 de outubro de 2011, o Município de Alijó levou a cabo mais uma visita de âmbito histórico e patrimonial, tendo como público-alvo a “Associação dos Amigos dos Castelos” oriunda de Lisboa e que com grande agrado acolhemos novamente passados que foram estes dois anos…
A receção ao grupo foi feita por volta das nove horas, junto à Pousada Barão de Forrester em Alijó, e decorreu durante toda a manhã de domingo. A visita propriamente dita iniciou-se em Perafita junto ao Conjunto Arquitetónico do Santuário, com relevo para o seu património móvel de grandeza incalculável, respetivamente os ex-votos e tábuas votivas do séc. XVIII. De seguida visitou-se outro arqueossítio de grande relevância exumado no concelho de Alijó, o Castro de S. Marcos/Pópulo/Touca Rota, alvo de trabalhos recentes de valorização, sem descurar alí mesmo ao lado, a Igreja do séc. XVII da Sr.ª da Boa Morte. A visita finalizou-se por volta da uma hora num dos maiores ex-líbris deste concelho, ou seja, o Monumento Megalítico da Anta da Fonte Coberta da Chã, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Depois de degustarem a “deliciosa gastronomia regional”, a visita revelou-se curta, apesar de o relógio indicar o contrário (palavras gentis da Associação dos Amigos dos Castelos). Contudo ficou mais uma vez a promessa de uma nova visita em torno de outros elementos patrimoniais concelhios.